15 de janeiro de 2012

ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA: O SISTEMA NERVOSO CENTRAL, SITEMA NEUROLÓGICO E NEUROENDÓCRINOS SÃO VITAIS PARA QUE TENHAMOS UM PROCESSO DIGESTIVO ADEQUADO E PERFEITOS, PARA PODERMOS SOBREVIVER.

NESTA SITUAÇÃO TEMOS CONDIÇÕES DE AVALIAR O ESTRAGO QUE FAZEMOS QUANDO NÃO APRESENTAMOS A INGESTÃO CORRETA DOS ALIMENTOS, E A DISFUNÇÃO METABÓLICA E NEUROLÓGICA E NEUROENDÓCRINA QUE PROMOVEMOS POR NOSSA INTEMPERANÇA, NESSES CASOS COMO PAIS TÊM UMA MAIOR RESPONSABILIDADE COM NASSAS FILHAS E FILHOS.

Todas as funções orgânicas possuem um componente neuroendócrino modulador ou estimulador das funções corporais. Dois tipos de nervos ajudam a controlar a digestão. Nervos extrínsecos (de fora) que chegam aos órgãos digestivos da parte não consciente do cérebro ou da medula espinhal. Eles liberam um produto chamado acetilcolina e outra chamada adrenalina. A acetilcolina é uma substância que transmite a sequência de informações de comando através de junções de neurônios, faz com que os músculos dos órgãos digestivos se contraiam com maior intensidade, empurrando o bolo alimentar e sucos digestivos através do trato digestivo. A acetilcolina também estimula o estômago e pâncreas a produzirem mais suco digestivo. A adrenalina relaxa os músculos do estômago e intestino e diminui o fluxo sangüíneo nestes órgãos. Mais importante ainda são os nervos intrínsecos (de dentro). Em forma de rede, cobrem a parede do esôfago, estômago, intestino delgado e cólon. São estimulados pela distensão da parede dos órgãos pelo alimento. Liberam inúmeras substâncias que aceleram ou retardam o movimento da comida ou da produção de sucos digestivos. A ruptura desta rede de neurônios através dos nervos provoca a paralisia da motilidade e funções dos órgãos digestores, e este fato leva o ser humano ao êxito letal, este acidente pode ser por estresses (agressão orgânica), física, química, mecânica e até psicológica ou doenças infecciosas e metabólicas, muitas vezes com necrose ou obstrução da região atingida e não escolhe idade. Essas funções descontroladas, provocadas por nossos descuidos ou mesmo intemperança, deixam o nosso sistema digestivo complexo e perfeito, muito desregulado, levando a síndromes complicadas, como a síndrome de má- absorção, ou estimulando a absorção incorretamente. Alguns glutões adultos chegam a participar de concursos de ingestão alimentar desconexas, e existem relatos de glutões que se preparam durante mais de uma semana tomando leite com o objetivo de lacear o estômago, no sentido de ganhar campeonatos de ingestão quantitativa de alimentos.
Nesta condição o menor problema é o diabetes mellitus, pressão alta, dislipidemia, sobrepeso, obesidade, obesidade visceral ou abdominal; o maior problema é a cabeça de pessoas que não medem conseqüências, não têm idéia dos riscos dramáticos que estão envolvidos, e na opinião de muitos pesquisadores chega a ser autoflagelação ou tentativa de suicídio com grande possibilidade de êxito, e no caso de meninas ou meninos obesos nossa responsabilidade é infinitamente maior.

AUTORES PROSPECTIVOS  

Dr. João Santos Caio Jr.
Endocrinologista – Neuroendocrinologista
CRM 20611

Dra. Henriqueta V.Caio
Endocrinologista – Medicina Interna
CRM 28930

Como Saber Mais:
1.
Todas as funções orgânicas possuem um componente neuroendócrino modulador ou estimulador para as funções corporais...
http://gorduravisceral.wordpress.com/wp-admin/,
2. A acetilcolina também estimula o estômago e pâncreas a produzirem mais suco digestivo...
http://abdominalobesidade.wordpress.com/wp-admin/,
3. A adrenalina relaxa os músculos do estômago e intestino e diminui o fluxo sangüíneo nestes órgãos.
http://obesolow.wordpress.com/wp-admin/,


AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.
Referências Bibliográficas:
Dr. João Santos Caio Jr, Endocrinologista, Neuroendocrinologista, Dra Hrenriqueta Verlangiere Caio, Endocrinologista, medicina interna – Van Der Häägen Brazil, São Paulo,Brasil. 2011, Gesta S, Tseng YH, Kahn CR (October 2007). "Developmental origin of fat: tracking obesity to its source". Cell 131 (2): 242–56. Enerbäck S (2009). "The origins of brown adipose tissue". N Engl J Med 360 (19): 2021–2023. VAN DER HÄÄGEN BRAZIL,Marques-Lopes I, et al.Aspectos genéticos da obesidadeVer.Nutr.,Franco M.,et al.reduction and its possible Consequences.CMAJ-2008, vol 178 (8).
Dr. BRIAN KING . ET al. autores da descoberta, cientistas do University College of London UK

Contato:
Fones: 55(11) 5572-4848 /(11) 2371-3337 ou (11)9.8197-4706
Rua Estela, 515 - Bloco D - 12º andar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mail: vanderhaagenbrasil@gmail.com

Site Clinicas Caio
http://drcaiojr.site.med.br/
http://dracaio.site.med.br/

Site Van Der Haagen Brazil
www.vanderhaagenbrazil.com.br
https://twitter.com/crescerei2

Google Maps:
http://maps.google.com.br/maps/place?cid=5099901339000351730&q=Van+Der+Haagen+Brasil&hl=pt&sll=-23.578256,-46.645653&sspn=0.005074,0.009645&ie=UTF8&ll=-23.575591,-46.650481&spn=0,0&t=h&z=17